Niterói recebe palestra sobre a trajetória dos uniformes do CPII


Vera Maria Rodrigues falou sobre a história do CPII e de seu uniforme aos alunos de Niterói

No dia 28 de junho, o Campus Niterói recebeu Beatriz Boclin, professora de História do colégio e autora do livro “Colégio Pedro II – Polo Cultural da cidade do Rio de Janeiro: a trajetória de seus uniformes escolares na memória coletiva da cidade” e Vera Maria Ferreira Rodrigues, coordenadora do Centro de Documentação e Memória (Cedom), ex-aluna e professora do CPII. Estiveram presentes também a bibliotecária Ana Carolina de Paula Cardoso, a diretora geral Mônica Coimbra, o diretor administrativo Schneider Thadeu, a professora de História Marisa Simões, as servidoras Luana Pires e Nayara Peluffo e o estagiário Vinícius Ribeiro.
O evento foi organizado pela equipe da Biblioteca Professor Gilmar Luiz Novaes do Campus Niterói como parte das atividades do Projeto Cápsula do Tempo, que desde o ano de 2017 realiza eventos com o objetivo de despertar a identificação da comunidade escolar e de construir uma memória coletiva. A ideia é fazer com que os estudantes deixem de ver a biblioteca apenas como uma guardiã de memórias e passe a enxergá-la como uma produtora das mesmas. "A distância geográfica do Campus Niterói acaba interferindo na forma com que a comunidade escolar se vê dentro do CPII então o projeto busca formas para que ela se identifique como parte pertencente à história do colégio", comentou Ana Carolina, chefe da biblioteca do campus.

A partir desse projeto foi desenvolvido um livro de memórias, chamado de ‘Cápsula do Tempo’, onde a própria comunidade escolar faz o registro dos momentos passados dentro do campus. Esse livro foi incorporado ao acervo da biblioteca e para fazer o registro no livro o usuário deve vir à biblioteca e solicitá-lo. Ele só poderá consultá-lo novamente após o período de um ano. Dessa forma, quem participa será capaz de ver algo que registrou no ano anterior, bem como acrescentar novas memórias. A intenção é que o livro se torne um registro direto e efetivo das memórias individual e coletiva do colégio.


 Bibliotecária Ana Carolina apresentando o Projeto Cápsula do Tempo

O uniforme do CPII ao longo do tempo

Vera Maria contou sua história dentro do Colégio Pedro II, desde o seu ingresso na instituição, como era o seu campus, como eram as disciplinas que estudou e os uniformes que usou na época. Mostrou fotos suas e de outros alunos na época em que frequentava o colégio e falou sobre sua trajetória como professora e depois como diretora e reitora. O público que assistia se divertiu com as histórias que ela contou sobre sua época de estudante no colégio. A professora Beatriz Boclin falou sobre sua experiência na instituição como pesquisadora e docente da disciplina de História e explicou como se deu o desenvolvimento do livro escrito em parceria com Vera Lucia Cabana, que já era um desejo antigo.

As professoras Vera Maria e Beatriz Boclin com a equipe da direção e da biblioteca do Campus Niterói

As palestrantes mostraram através de imagens o desenvolvimento do uniforme escolar, explicando também como a história do próprio colégio evoluiu com essas mudanças. Elas falaram sobre como os primeiros uniformes, inspirados na nobreza, eram feitos com tecidos nobres e bem quentes, falaram sobre os uniformes para as meninas que começavam a entrar na instituição, a mudança nas cores usadas e sua representação, os uniformes de inverno e de gala até chegarem nos uniformes atuais. Contaram também algumas histórias e curiosidades da época que divertiram os alunos, incluindo até mesmo a história da criação do Campus Niterói.


 Alunos e funcionários compareceram à palestra

A comunidade escolar aproveitou bastante a palestra e elogiaram a iniciativa. “Foi interessante conhecer mais sobre a história contada a partir da história dos uniformes do colégio. Entender as mudanças que ocorreram até aqui e também como foi a criação do uniforme que usamos hoje. Também foi legal presenciar o carinho de pessoas que fizeram e fazem parte da história do CPII”, afirmou Samantha Kelly, aluna da turma 2202.
“A palestra sobre a cronologia do uniforme da escola foi muito legal. A Vera Maria e a Beatriz além de serem muito gentis são divertidas na hora de falar. Apresentaram o tema, que para muitos seria chato, com histórias bem engraçadas. Espero que tenham mais palestras com elas”, elogiou Henrique Leal, aluno da turma 2202.

“Eu achei muito legal a palestra pois pude conhecer melhor a história do campus no qual estudo e a história do meu uniforme. Foi muito bom de se ver também o engajamento e o amor pelo Colégio Pedro II que as palestrantes tem”, pontuou Marcos Vinícios, aluno da 1201.

“Eu adorei a palestra pelas curiosidades apresentadas. Foi muito interessante conhecer a história dos campi e as mudanças no uniforme. Isso me fez até dar mais valor ao uniforme que eu visto”, falou Júlia Jardim, aluna da 2202.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário