Evento no Campus Niterói dia 28/06



Nessa quinta-feira, dia 28/06, entre 11h30 e 13h, vamos receber no Auditório do Campus Niterói as autoras Beatriz Boclin, Vera Cabana e Vera Maria Ferreira Rodrigues que vão falar sobre o livro “Pedro II – Polo Cultural da cidade do Rio de Janeiro”, lançado em 2016 e que trata da trajetória dos uniformes escolares do CPII na memória coletiva da cidade.

A palestra é uma iniciativa do Projeto Cápsula do Tempo que busca mostrar aos alunos do Campus Niterói as histórias e memórias de outros campi e outras épocas para que eles possam se identificar, provocando assim novas memórias.

A inscrição será feita na hora na entrada do auditório e os participantes receberão certificados.


Biblioteca Professor Gilmar Luiz Novaes comemora a "Semana do Amor na Biblioteca"



A Biblioteca Professor Gilmar Luiz Novaes do Campus Niterói comemora entre os dias 11 e 16 de junho a "Semana do Amor na Biblioteca". A ação é uma iniciativa proposta pela biblioteca de promover alguns títulos do seu acervo. Como parte da comemoração foram selecionados para a divulgação nas estantes expositoras da biblioteca alguns livros cujas capas e personagens fossem compostos de casais da literatura mundial. 

Além disso, a biblioteca ganhou uma linda decoração repleta de corações na porta e espalhados em móbiles e estantes por todo o espaço. Alguns alunos participaram indicando nomes de casais da literatura bastante conhecidos e que foram escritos em corações para complementar a decoração da entrada.

A ação proporcionou muitos elogios à equipe da biblioteca por alunos e funcionários devido à criatividade e iniciativa e foi divulgada na página "Biblioteca Escolar" do Facebook (https://www.facebook.com/abibliotecaescolar/).

Resenha: Carandiru

Escrita por Vinícius Ribeiro, equipe da biblioteca



Fruto dos anos de trabalho voluntário de Dráuzio Varella dentro da casa de detenção do Carandiru, o livro homônimo é um relato das situações vistas e ouvidas pelo médico na época em que trabalhava na conscientização dos detentos sobre os efeitos da AIDS ao longo dos anos 90. 

Carandiru é um livro denso e que relata a condição vivida nos presídios de forma realista. Varella tem o dom de criar uma narrativa fácil e envolvente, detalhando cada história contada, levando o leitor a refletir sobre as passagens vividas atrás daquelas grades. 

Posso dizer que sentimentos como empatia, raiva e tristeza foram companheiros constantes na leitura do livro – apesar de denso, terminei de lê-lo em apenas três dias, graças a escrita fluida do autor – existentes ao tentar compreender a história de cada um dos presos, carcereiros e diretores que faziam parte desse sistema (o complexo foi desativado no ano de 2002). 

Finalizado com uma passagem sobre o emblemático episódio de 1992, no qual foram mortos 111 detentos (250, segundo os próprios presos), Carandiru é um retrato cru da situação vivida dentro das cadeias brasileiras, que sofrem com o descaso do poder público, superlotação e ação de facções criminosas que determinam quem vive e morre atrás de cada um dos seus portões. 

O livro foi adaptado para os cinemas no ano de 2003 pelo diretor Héctor Babenco e tem entre os atores nomes como Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Lázaro Ramos. Além disso, foi listado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como sendo um dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos.