Livros selecionados pela Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes para você! (2ª quinzena Agosto/2017)

Descubra os novos livros que chegaram fresquinhos na Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes!

  • Demolidor: O homem sem medo – Frank Miller e John Romita Jr.

A história de Matt Murdock, mais conhecido como Demolidor, é contada através dos quadrinhos criados por Frank Miller e John Romita Jr. Demolidor narra a vida de Murdock, criado pelo pai boxeador e que perde a visão ao ser atingido por materiais radioativos. Apesar do trágico acidente, Matt é agraciado com supersentidos, que o tornam o herói que conhecemos. O exemplar da biblioteca reúne as edições 1 a 5 da série.

  • Cidades Rebeldes – Vários autores

O livro fala sobre as manifestações ocorridas em 2013, de pautas como transporte público ineficiente, serviços de saúde precários, gastos exorbitantes, corrupção e repressão policial violenta, através do olhar de nomes de peso, como Leonardo Sakamoto, Mike Davis – Autor de “Planeta Favela” –, Slavoj Žižek, entre outros.

  • O mundo de Sofia – Jostein Gaarder

O clássico livro do autor norueguês Jostein Gaarder apresenta a história de Sofia Amundsen, uma menina prestes a completar 15 anos, que começa a receber bilhetes misteriosos enviados do Líbano por um major e endereçados à sua filha, Hilde Møller Knag, que também completará 15 anos no mesmo dia que Sofia. Através da ajuda de seu professor, a protagonista começa a se aprofundar na história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo em que o major aparenta estar a par de cada um de seus movimentos, que parecem moldar-se às aulas. Paralelamente, objetos pessoais de Knag começam a surgir sem qualquer explicação e um certo presente de aniversário do militar para sua filha se aproxima, desenrolando-se em um final surpreendente do intenso thriller.

  • O senhor dos anéis: A Sociedade do Anel – J. R. R. Tolkien

A principal obra de J. R. R. Tolkien narra a história do Hobbit Frodo, que tem como incumbência levar o anel do poder através da Terra Média até as Fendas da Perdição para impedir que o Senhor do Escuro tome o governo. Para isso, ele conta com a ajuda dos anões, cavaleiros e Ents, em uma saga cheia de aventura contra os orcs e Sauron. A biblioteca conta também com as continuações “As duas torres” e “O retorno do rei”.

  • A revolução dos bichos – George Orwell

A obra prima de George Orwell narra a história dos animais de uma fazenda, cansados de serem explorados pelos humanos. Após a tomada de poder, pouco a pouco o quadro se repete, com os porcos tomando a frente e recebendo privilégios. O livro foi usado como arma anticomunista na época da Guerra Fria e é uma sátira à história moderna.

  • O teorema Katherine – John Green

“O teorema Katherine” apresenta a história de Colin Singleton, um garoto que já namorou com 19 Katherines – todas elas tendo terminado com ele. Disposto a provar Teorema fundamental da previsibilidade das Katherines, o garoto tenta, através da matemática, prever o desfecho de todos os relacionamentos.

  • A culpa é das estrelas – John Green

A magnum opus de John Green traz a história de Hazel, uma paciente terminal que conhece Augustus, um jovem que aparece no grupo de apoio a crianças com câncer. Juntos, os dois vão viver momentos valiosos que ajudarão à preencher as páginas em branco das suas vidas.

  • A Seleção – Kiera Cass

Trinta e cinco garotas. Uma coroa. A narrativa de Kiera Cass apresenta um Estados Unidos destruído e transformado em um país chamado Illéa. A nação é uma monarquia dividida em castas, onde, para uma garota, a única forma de ascender e melhorar de vida é através da participação da seleção, onde compete com outras jovens pela mão do Príncipe Maxon, podendo vir a se tornar futuramente a rainha. Essa é a situação vivida por América Singer, residente da casta cinco e namorada de Aspen Leger, que pertence à casta seis. Apesar disso, após se tornar soldado, Leger sobe para a casta dois, indo morar no palácio onde América compete. A biblioteca também possui os títulos “A Elite”, “A Escolha” e “A Herdeira”.

Livros selecionados pela Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes para você! (Agosto/2017)

Descubra as sugestões e novidades da Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes para você no mês de Agosto!

  • História do Brasil (1500-1627) – Frei Vicente do Salvador


Um dos volumes da Coleção Biblioteca Básica Brasileira, “História do Brasil (1500-1627)” é a primeira história do Brasil escrita por um brasileiro. A obra retrata os eventos nacionais desde o descobrimento do Brasil até o governo de Diogo Luís de Oliveira, em mais de 120 anos de acontecimentos.

  • Os Bruzundangas – Lima Barreto


“Os Bruzundangas” é uma das primeiras obras póstumas do escritor Lima Barreto. Publicado em 1922, o livro satiriza os primeiros anos da vida dos brasileiros na Primeira República. Baseando-se em um país fictício – Bruzundanga – o autor usa de ironia afiada nas suas crônicas para denunciar as mazelas cotidianas do país.

  • Indomável – Nick Vujicic


Mesmo portando a rara síndrome Tetra-amelia (que ocasiona da falta dos quatro membros), o australiano Nick Vujicic não se deixou abalar pelos infortúnios da vida. Viajando por todo o mundo como palestrante motivacional, Vujicic leva às pessoas mensagens positivas e de esperança, da mesma forma que as relata em “Indomável”, seu segundo livro. A obra fará o leitor se questionar sobre os acontecimentos em sua vida e começar a colocar sua fé em prática, através de uma história inspiradora de superação.

  • O bem-amado – Dias Gomes


Uma das obras de maior sucesso do autor de telenovelas e dramaturgo Dias Gomes, “O bem-amado”, é transformada em livro pela editora Globo. A história se passa no município fictício de Sucupira, onde o prefeito Odorico Paraguaçu tenta, de todas as formas, inaugurar o cemitério da cidade, apelando até para os serviços de Zeca Diabo, um matador redimido e que retorna ao local para realizar tal tarefa.

  • Carpe Diem: o crime bate à porta – Samir Thomaz


“Carpe Diem: o crime bate à porta” retrata a história de Eurico, um garoto que edita o jornal de sua escola e, ao ter a primeira oportunidade de entrevistar um escritor de renome, presencia uma cena de assassinato, tornando-se assim a principal testemunha do ocorrido com o autor. A obra se desenrola então com o protagonista tentando se afastar do assédio da imprensa e a fuga da pressão da polícia, além de desenvolver sua própria investigação com a ajuda dos seus amigos.

  • Literatura Marginal – Ferréz (organizador)


“Literatura Marginal” foi um projeto oriundo da parceria do escritor e rapper paulista Ferréz com a Revista Caros Amigos. A partir disso, foram lançadas três edições especiais da revista, contando com mais de trinta autores nacionais advindos de comunidades diversas em suas páginas. Agora, parte do material torna-se livro, com o objetivo dar voz às pessoas estigmatizadas e marcadas pela marginalização.

  • O livro e a Leitura na Lei Federal de Incentivo – Cristina Ramalho


O livro aborda a questão do patrocínio cultural no país nos últimos anos, apresentando um quadro quantitativo das obras amparadas pelo governo, principalmente as realizadas através do programa do Ministério da Cultura de Incentivo ao livro e à leitura no país.