Resenha: Percy Jackson e os Olimpianos

Escrito por Pablo Henrique (Turma 2202).


O primeiro livro foi lançado em 2005 e o último em 2009.

A primeira coisa que eu tenho a dizer é: se você viu o primeiro filme baseado nessa série, não gostou e por isso não quer ler os livros, não faça isso com sua vida! O filme não é nada parecido com o livro e para mim leva o título de uma das piores adaptações já feitas.

Nesta série damos início à jornada de Perseu Jackson (mais conhecido como Percy Jackson) em um mundo totalmente novo para ele: a mitologia grega, que era mais real do que todos nós acreditávamos. Percy descobre aos seus 12 anos que ele é um semideus - filho de um Deus com uma mortal - e o mais chocante: ele era filho de um dos 3 grandes Deuses, justamente aqueles que não deveriam ter filhos por conta de um trato feito por eles mesmos.

Mesmo sendo Percy o foco principal da saga, também vemos alguns personagens marcantes que Rick Riordan (Autor da série) soube descrever de um jeito que as personalidades ficassem atraentes e únicas, sem personagens repetitivos e tediosos. Alguns exemplos são: Annabeth Chase, uma filha de Atena com um mortal dotada de uma inteligência acima do normal cujo papel serve muitas vezes como um guia do mundo mitológico retratado; Grover Underwood, um sátiro protetor que nos arranca risadas durante a leitura com sua personalidade atrapalhada e com um quê de inocência; Quíron, um dos meus personagens favoritos, o centauro responsável por ensinar aos semideuses as artes da luta como também a vivência deles nesse novo universo; dentre tantos outros personagens.



Em cada livro víamos uma ou mais referências a mitos gregos em uma história central que começa e termina em um mesmo livro, porém com uma deixa para o volume seguinte. Todos os livros têm sua trama especial, mas na minha opinião o volume 3 intitulado “A Maldição do Titã” foi o que me deu a impressão que Rick teve um planejamento melhor, dando mais sentido ao livro em relação aos volumes anteriores e deixando um ar mais leve em relação aos que vieram em seguida. O último livro, intitulado “O Último Olimpiano”, fechou a saga com chave de ouro, desconsiderando o fato de ter sido o livro com a capa mais feia, sem deixar nenhuma dúvida no ar.

Percy Jackson e os Olimpianos é uma saga perfeita para leitura juvenil, pois é engraçada (com toques de ironia e sarcasmo) e repleta de ação em suas aventuras, dando à mitologia um aspecto mais divertido, no qual se aprende sem perceber. Isso foi uma das coisas que mais gostei nesse livro: o aprendizado que ele instiga sobre a mitologia, o que faz com que os leitores queiram pesquisar mais sobre o assunto, além das explicações já dadas durante a história.

E no final desta resenha eu aproveito para dizer que não só a saga de “Percy Jackson e os Olimpianos” está disponível em nosso acervo, mas também outras sagas escritas pelo mesmo autor, como “Os Heróis do Olimpo” e “As crônicas dos Kane”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário